OKR (Objetivos e Resultados-Chave):
OKR
OKR: O método de gestão de metas que promete resultados incríveis

O QUE É OKR:

OKR significa Objectives and Key Results, tendo como componentes principais os Objetivos da organização (definições qualitativas) e os Resultados-chave (metas quantitativas). É uma metodologia de gestão estratégica usada para definir e atingir metas, bastante utilizado no Silicon Valley. São definidos os objetivos e os resultados a serem alcançados pela equipe, que é, então, guiada pelo resultado esperado final. Esse método foi criado originalmente pela Intel e adotado pelo Google em 1999, quando tinha menos de um ano de operação, onde a ferramenta é usada até hoje.

Como já dizia o sábio Albert Eisntein: “Se você que ter uma vida feliz, comprometa-se com um objetivo, não com pessoas ou coisas”.

PRA QUE SERVE:

Para criar alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis e dinâmicas, normalmente definidas a cada trimestre nas empresas. Os OKRs são considerados como uma ferramenta de gestão e comunicação muito eficaz, pois auxiliam na criação de foco, disciplina e alinhamento do esforço de toda a equipe em torno de um ou alguns objetivos desafiadores. Serve para facilitar a visualização dos targets da organização de forma simples, prática e intuitiva. Essas práticas contribuem ativamente para a produtividade de cada um e da equipe como um todo.

Os objetivos são definidos respondendo a seguinte pergunta: Aonde eu quero chegar? Os resultados-chave devem atender a pergunta: Como vou saber se estou chegando lá?

Assim, usando a metodologia é possível ir medindo suas vitórias, conforme persegue os objetivos, e perceber se está no caminho certo ou não. Dessa forma, fica tudo mais fácil, não?

POR QUE É LEGAL SABER DISSO:

É uma ferramenta útil quando você visa estabelecer a estratégia macro da empresa (ou a sua!). Muitas empresas fazem uso do OKR hoje em dia. Ele contribui para o foco de onde se quer chegar além de estimular um trabalho em equipe mais ativo, motivando as pessoas a saírem de suas zonas de conforto para repensar como trabalhar e conseguir chegar onde se espera. É um framework simples (você sabe o que é framework?) mas muito útil e que vale a pena conhecer!

DICA: você pode usar OKRs para suas metas pessoais 🙂 Escreva suas metas no papel, compartilhe com pessoas que te apoiam e estabeleça metas que você quer DE FATO realizar.

DICA 2: Existem aplicativos que usam essas ferramentas, como “Weekdone”, “Perdoo” e “StatusPath”.

DICA 3: Os OKRs são definidos em cascatas. Lembre-se: o primeiro passo é saber onde você quer chegar. 

Abraço!

Autora: Priscila D’Avillar