Python

O Python é uma linguagem de programação de alto nível, que foi criada em 1990 por Guido Van Rossum no Centro de Matemática Stichting na Holanda como uma sucessora da linguagem ABC. Os principais objetivos eram produtividade e legibilidade, ou seja, para produzir código bom e fácil de manter de maneira rápida.

Algumas características devemos destacar são:

• É compatível com a maioria dos sistemas operacionais
  • Tem capacidade de auxiliar outras linguagens
  • Programas como Dropbox, Reddit e Instagram são escritos em Python.
  • Python também é a linguagem mais popular para análise de dados e conquistou a comunidade científica.
  • A simplicidade do Python reduz a manutenção de um programa
  • Suporta módulos e pacotes, que encoraja a programação modularizada e reuso de códigos.

Para quem está começando, a primeira dúvida na hora da instalação é qual versão do Python devemos baixar, e isso depende do que se deseja fazer. O Python3 ainda possui algumas desvantagens em relação a versão 2 como o suporte de bibliotecas (que é mais reduzido) e pelo fato da maioria das distribuições Linux e o MacOS ainda utilizarem a versão 2 como padrão em seus sistemas.

Existem casos que exigem o Python2 ao invés do Python3 como implementar algo em um ambiente que o programador não controla ou quando precisa utilizar algum pacote/módulo específico que não possui versão compatível com Python3.

Para baixar o software Python:
  1. Pesquisar no Google a palavra Python. O primeiro link é www.python.org, este é o link que deve ser clicado.
  2. Escolher a opção Downloads, e escolher entre as versões para Windows, Mac, Android, Linux ou Other.
  3. Escolher a última versão e clicar em Download.
  4. Depois de baixado, clique e instale em seu computador.
  5. Abrir o Python.

A linguagem e seu interpretador estão disponíveis para as mais diversas plataformas, desde Unix (Linux, FreeBSD, Solaris, MacOS X), Windows, .NET, versões antigas de MacOS e até consoles de jogos eletrônicos ou mesmo alguns celulares, como a série 60, N8xx(PyMaemo) da Nokia e palmtops.

Para algum sistema operacional não suportado, basta que exista um compilador C disponível e gerar o Python a partir da fonte. O código fonte é traduzido pelo interpretador para o formato bytecode, que é multiplataforma e pode ser executado e distribuído sem fonte original.

Depois de baixar o Python em seu computador, é necessário que você procure cursos básicos gratuitos para iniciantes, para assim adquirir experiência e começar a programar com facilidade.