Não é novidade que o Linkedin se tornou uma excelente ferramenta para quem busca boas oportunidades profissionais. A rede social possui diversos recursos que conectam empresas e candidatos a empregos.

Comparado a antigamente, as formas de encontrar vagas disponíveis, vem se tornando cada vez mais amplas, devido à tecnologia por meio de sites, plataformas, aplicativos, e entre outras funcionalidades.

E o LinkedIn, a maior rede social voltado a negócios e que tem como proposta algo mais corporativo comparado ao Facebook ou Instagram, também faz parte desses canais que as pessoas também podem buscar emprego.

Por isso, compreender o seu uso só gera ganhos para a sua carreira! E se você tem dúvidas de como usar esta plataforma, continue lendo este texto.

No post de hoje, o blog aborda as melhores dicas para você criar um bom perfil e usá-lo para se posicionar da melhor forma no mercado de trabalho.

Aproveite o conteúdo e boa leitura!

Conheça melhor o Linkedin

Apesar de receber a alcunha de rede social, é importante enfatizar que o Linkedin é uma rede profissional. Portanto, há muitas diferenças em seu uso comparado a outras plataformas, como o Facebook ou o Instagram.

Fundada em 2003, a plataforma permite a divulgação e fortalecimento da posição de marcas no mercado. Com o Linkedin, as empresas podem encontrar novos funcionários e estabelecer conexões com pessoas diferentes.

Quando um profissional se cadastra e tem um bom perfil LinkedIn, encontra uma grande oportunidade para mostrar seus conhecimentos e conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Na plataforma, ele pode entrar em contato com empresas que disponibilizam vagas que se encaixam em suas experiências e objetivos.

Além disso, empresas e profissionais com objetivos em comum podem crescer relacionamentos profissionais duradouros, que tenham um bom retorno no futuro.

O foco do LinkedIn são os empregos e a vida profissional de seus usuários. Na prática, o seu comportamento na rede é como o mercado de trabalho enxerga você.

E a forma e objetivos compartilhados pelas empresas contribui para que ela tenha uma boa imagem de autoridade na rede social.     

Como funciona a plataforma?

Com mais de 700 milhões de usuários, o Linkedin pode ser aproveitado de diferentes formas para se destacar no mercado de trabalho. No Brasil, ele se torna mais vantajoso, pois mais de 50 milhões de usuários são do país.

Em um cenário onde o desemprego ainda é uma realidade, vale a pena usar a rede social a seu favor. Existem diversos recursos que o usuário tem a disposição, como:

  • Criação de portfólio;
  • Cursos profissionalizantes;
  • Reunir todas as experiências profissionais, funcionando como currículo;
  • Pedir recomendações de suas competências a outros profissionais;
  • Interação com profissionais e empresas;
  • Criar posts com bom engajamento.

Muito usada para estratégias de marketing B2B, geração de leads e criação de conteúdo, é importante lembrar que a rede social também é preferência para mais de 90% dos recrutadores, atualmente.

Portanto, vale a pena tirar um tempinho para atualizar o perfil e potencializar suas ações para que você seja notado pelas empresas.

Quem busca também fazer negócios ou novas oportunidades, não pode deixar a estratégia para o LinkedIn de lado.

Como criar um bom perfil no Linkedin?

Para criar um bom perfil no LinkedIn, é necessário seguir importantes passos que farão com que você tenha destaque na rede social.

Quando usado corretamente, o LinkedIn currículo é uma das melhores formas de construir sua identidade profissional, pois você pode trocar ideias com outros profissionais, compartilhar conquistas, dicas de cursos e oportunidades de emprego para outras pessoas que desejam alavancar a carreira.

O LinkedIn tem uma enorme gama de ferramentas para você investir e garantir que o seu perfil reflete perfeitamente as suas melhores habilidades e experiência profissional.

Ficou curioso para descobrir como criar um perfil no LinkedIn, ter mais visibilidade e possibilidades de negócios?

Acompanhe os tópicos abaixo que vamos te explicar algumas dicas importantes.

Foto de perfil

A foto de perfil do seu LinkedIn deve ser um bom reflexo de sua imagem profissional. Por isso, escolha a imagem mais adequada para atualizar.

Evite selfies ou situações que não estão relacionadas ao trabalho, como fotos na praia ou em festas. Lembre-se que a foto do perfil fortalece a imagem do profissional que você é.

Se possível, peça para que outra pessoa tire a sua foto, buscando sempre uma boa iluminação e ângulo. Escolha um fundo neutro, que não seja chamativo e roupas que não tirem o foco de sua imagem.

Vale sorrir se deseja passar leveza em seu perfil e um clima positivo em seu perfil. Afinal, a primeira impressão é a que fica e, por isso, sua foto de perfil deve repassar a sua melhor essência.

Saiba se descrever

Se descrever da melhor forma no campo “Resumo” é fundamental para que seu perfil se destaque no Linkedin. O motivo é que esta é uma das primeiras coisas que qualquer recrutador observa quando olhar o seu perfil.

  • Dedique um bom tempo para se descrever, contando sua história da melhor maneira possível, pois este será o seu cartão de visitas. Saiba vender a sua imagem da melhor maneira.
  • Organize suas informações de maneira lógica e objetiva, que tenha coesão e coerência textual são essenciais.
  • Uma boa dica é usar as palavras-chaves no Linkedin que são utilizadas para identificar sua área de atuação e a sua profissão.
  • Use-as no decorrer do seu resumo, porque o algoritmo do Linkedin dará mais visibilidade ao seu perfil, que será encontrado pelos recrutadores que oferecem vagas ideais, de acordo com suas experiências e habilidades.

Adicione sua experiência

É importante mostrar para a sua rede as experiências profissionais que adquiriu ao longo da carreira. Isso mostra que você realmente tem domínio em sua profissão, oferecendo o conhecimento necessário para determinadas vagas.

Por isso, mantenha este campo sempre atualizado, destacando, de maneira organizada, sua passagem pelas empresas.

Ao registrar suas experiências, descreve suas funções exercidas em cada tópico, detalhando as atividades.

Mantenha as informações com uma linguagem clara e objetiva, repassando todas as suas responsabilidades, conquistas e atividades cotidianas que exerceu em seus trabalhos.

Caso você tenha pouca experiência, vale a pena investir em recomendações e capacitação, com cursos e certificações, para se destacar na disputa pelas melhores vagas.

Mostre suas habilidades

Além das experiências, destaque suas habilidades em seu Linkedin perfil. Este é um detalhe que fará uma grande diferença para a sua imagem na rede profissional. 

Neste momento, você destaca quais atividades domina melhor, o que há de melhor em seu lado profissional, seus pontos fortes e outras habilidades que merecem destaque no perfil. 

Use sua experiência para destacar quais as habilidades que se destacou nas passagens pelas empresas. 

Elenque, pelo menos, cinco competências, entre técnicas e sociais. A habilidades podem incluir:

  • Idiomas que domina;
  • Habilidades em computação;
  • Capacidade de ter autogestão;
  • Inteligência Emocional;
  • Competências técnicas;
  • Negócios online.

Destaque as habilidades mais procuradas por recrutadores na sua área e cargo que exerce.

Não deixe de expor suas conquistas

Conquistou um prêmio? Foi aprovado em um processo seletivo para capacitação? Conseguiu um novo emprego? Então, não deixe de incluir suas conquistas em seu perfil no Linkedin.

Ao mostrar suas conquistas, você mostra que está sempre atualizado no mercado de trabalho, e suas conexões o enxergam de forma positiva.

Dicas para usar Linkedin melhor

Além de criar um bom perfil, a forma como você usa o seu Linkedin também contribui para a melhora de sua imagem e aumenta as chances de conquistar ótimas oportunidades.

Abaixo, separamos 5 importantes dicas para te ajudar a usar a rede profissional da melhor forma para contribuir em sua carreira.

Acompanhe!

Busque se conectar com pessoas

O Linkedin é uma excelente ferramenta para você expandir o seu networking. Assim, faça conexões com outros profissionais, seja da sua área ou não.

Ao manter este contato, você aumenta a divulgação de suas habilidades e experiências e tem mais chances de ser lembrado para indicação de novas vagas.

Ao manter boas conexões, você aumenta sua visibilidade para ser notado pelos recrutadores que buscam bons profissionais na rede profissional.

Poste regularmente

Não deixe o seu perfil do Linkedin abandonado. É importante manter uma frequência de postagens em sua rede social.

Faça conteúdos relevantes, de acordo com a sua atividade profissional, como dicas de cursos, relatos do cotidiano, enquetes ou mesmo posts mais leves, que sirvam para descontrair, mas sempre mantendo uma boa postura. 

A postagem regular dá mais engajamento para o seu perfil, pois o algoritmo fará com que tenha mais visibilidade para outros usuários na rede social profissional.

O conteúdo ajuda a promover o seu perfil, que aparece com destaque nos resultados de pesquisas feitas pelos recrutadores. Portanto, sempre elabore boas postagens.

Interaja com outras publicações

Mas não se limite em apenas mandar convites de conexão no Linkedin. Interaja com os demais perfis, comente, compartilhe conteúdos e mantenha sua rede sempre conectada.

Ao interagir com outros usuários, seu perfil também ganha bom engajamento e tem chances de receber curtidas e comentários de outros profissionais. 

Não espere apenas os processos seletivos para se conectar com outras pessoas. O algoritmo do LinkedIn favorece a sua visibilidade e o ranqueamento de perfis ativos, pois entende que eles geram conteúdos relevantes.

Para que recrutadores e empresas te encontrem com facilidade, esteja sempre ativo e comentando em diversas publicações. 

Afinal, um bom profissional se destaca e jamais fica calado. Quem quer se destacar deve aparecer! Quanto mais tempo você passa usando a rede, mais o LinkedIn vai te favorecer.

Participe de discussões

Se um assunto está em alta, não deixe de expor o seu ponto de vista. Participe de discussões e mostre sua opinião, sempre mantendo o respeito com outros usuários.

Isso vai mostrar ao mercado que você é uma pessoa atenta, ligada aos assuntos da sua carreira e participa de debates que podem trazer soluções importantes.

Você também pode publicar conteúdos autorais, relacionados com o assunto discutido, para mostrar suas ideias e compartilhá-las em seu feed.

Explorando essa habilidade, os recrutadores sabem que você é um profissional que se mostra interessado na área de atuação, o que é um ponto muito positivo para futuros processos seletivos.

Use os selos

Selo ‘Open to Work’ no Linkedin

Os selos do Linkedin são recursos que mostram as suas competências e atualizam sua posição no mercado de trabalho.

Ao adquirir os selos de avaliação de competências, suas habilidades e recomendações ganham destaque quando alguém olha o seu perfil.

Um selo também mostra que você fez uma avaliação de competência e demonstrou ser altamente qualificado naquela área, portanto está preparado para assumir determinados cargos. 

Existem outros selos disponíveis na plataforma, como o selo Open to Work, é uma forma da rede social ajudar muitas pessoas a encontrar uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

O Linkedin é uma boa forma de conseguir emprego?

Com tantos recursos e ferramentas, o Linkedin se tornou uma grande forma de conseguir emprego e aumentar os seus contatos profissionais.

Na rede profissional você busca oportunidades de trabalho e também cria sua marca pessoal, networking, reúne competências e habilidades que ganham destaque para os recrutadores.

Então, investir em um perfil bem estruturado e atualizado é uma excelente estratégia para que você conquiste os melhores empregos. 

Outros sites que auxiliam na busca de trabalho:

O universo das plataformas de emprego é vasto e diversificado, permitindo que profissionais de diferentes áreas e níveis de experiência encontrem oportunidades alinhadas com seus objetivos de carreira. Além do LinkedIn, várias outras plataformas oferecem recursos únicos para a busca de emprego, networking, e desenvolvimento profissional. Explorar estas alternativas pode revelar novos caminhos e oportunidades não disponíveis em plataformas mais tradicionais.

  • Indeed: Um dos maiores agregadores de vagas de emprego, o Indeed permite a busca de oportunidades em diversas indústrias e locais, com filtros personalizáveis que ajudam a encontrar posições que se ajustam exatamente ao que você procura.
  • Glassdoor: Além de buscar empregos, o Glassdoor oferece avaliações detalhadas de empresas, salários, e entrevistas de emprego, proporcionando uma visão mais profunda da cultura e das expectativas das organizações.
  • AngelList: Para profissionais interessados no ecossistema de startups, o AngelList é o lugar ideal para encontrar oportunidades de emprego em startups em fase inicial ou em crescimento, além de possibilitar o networking com investidores e outros empreendedores.
  • Behance: Para criativos, o Behance permite que artistas, designers e outros profissionais criativos compartilhem seus portfólios, além de buscar oportunidades de trabalho e colaborações em projetos.
  • Remote.co e We Work Remotely: Para quem busca oportunidades de trabalho remoto, esses sites se especializam em listar vagas que não exigem a presença física no escritório, abrindo um leque de possibilidades para trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Conclusão

Após conhecer melhor sobre o Linkedin e seus recursos, deu para ver que a rede social profissional é uma excelente ferramenta para conquistar boas oportunidades no mercado de trabalho.

Além dela, outras ações, como investir em bons cursos profissionais, te ajudam a se desenvolver como profissional e se destacar nos processos seletivos.

Por isso, a escola DNC oferece cursos em diferentes áreas, incluindo para analista de dados ou cientista de dados, marketing, projetos e produtos. Acesse o site da Escola DNC e conheça as formações ideias para você fazer e acrescentar em seu perfil no Linkedin.

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